Objetivos: Que os alunos compreendam os gêneros orais e escritos, que consigam identificar a estrutura do gênero crônica a partir de atividades correlacionadas, que promovam a leitura e a interpretação de texto, que sejam capazes de argumentar com desenvoltura durante um debate.
Série/Ano: 6ª/7º.
Tempo Estimado: 4 aulas.
Materiais: Copias do texto Pausa, Equipamentos Multimídia.
Desenvolvimento:
Antes da Leitura:
Trazer o filme Click para os alunos assistirem, para que tenham melhor entendimento sobre o assunto;
Proporcionar reflexões sobre o filme explorando a oralidade dos alunos;
Apresentar o texto “Pausa”;
Levantar um questionamento. Por que o texto traz esse titulo? Tem relação com o filme?
Quem é o autor desse texto? Você já ouviu falar desse autor?
Durante a Leitura:
Solicitar que os alunos fação em primeiro momento uma leitura silenciosa pontuando no caderno todas as palavras que não conseguirem compreender;
No segundo momento o mediador deverá refazer a leitura junto com os alunos e esclarecer suas possíveis duvidas;
Discutir com os alunos a ideia principal do texto e seus personagens;
Identificação do gênero textual crônica;
Discutir com a turma a linguagem utilizada, a estrutura escolhida pelo autor.
Depois da Leitura:
Articulação do filme Click com o texto. Qual é a semelhança entre os dois? O que podemos destacar em ambas as situações didáticas desenvolvidas em aula?
Produção de uma crônica narrativa.
Revisão e reescrita.
AVALIAÇÃO:
Considerar o que foi desenvolvido durante as aulas, os alunos poderão ser avaliados de forma pontual. O professor deverá observar a participação dos alunos durante as atividades. Avaliar individualmente, por meio da produção de uma crônica, identificar se o aluno sintetiza o texto de modo coerente, se consegue relacionar o filme com o texto, se participa ativamente da aula contemplando o gênero oral e escrito.
Por Maria Gorete Bomfim
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós!